Saladeprensa.telefonica.es

Telefônica Brasil atinge 90,9 milhões de acessos e consolida
sua liderança no mercado móvel no 2º trimestre de 2012
- Empresa consolida a liderança no negócio móvel
com participação total de mercado de 29,6%
- Acessos à internet por meio de banda larga fixa e móvel, incluindo placas e smartphones
têm crescimento de 58% no ano, enquanto o market share de placas atinge 49,12%
- Plano Internet Brasil já atende 2.832 municípios com 3G,
mais que a soma de todas as demais operadoras
- Aumento da qualidade dos serviços fixos converte Telefônica Brasil
em líder no IDA da Anatel no mês de abril
- EBITDA atinge R$ 3,092 bilhões com margem de 37,5%,
crescimento de 0,4 pontos percentuais em relação ao segundo trimestre de 2011
São Paulo, 25 de julho de 2012 - A Telefônica Brasil enviou hoje seu balanço do
segundo trimestre à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que inclui os resultados obtidos com os serviços fixos e móveis. A empresa tem agora 90,9 milhões de acessos, sendo 75,7 milhões dos serviços móveis, um crescimento de 18,2%, e 15,1 milhões de telefonia e banda larga fixas e TV por assinatura. Com o crescimento da planta de acessos em telefonia móvel, a empresa tem agora participação total no mercado em 29,6%, mesmo considerando-se desconexões de acessos pré-pagos ocorridas no trimestre. Com um portfólio completo para conexão à internet, que contribui para capturar novos clientes, a Telefônica| Vivo contabilizou no segundo trimestre de 2012 um crescimento nos acessos à internet por meio de banda larga fixa e móvel, 58% superior ao obtido entre abril e junho de 2011 -- o market share alcançou 49,12% (englobando as Em junho, a Telefônica | Vivo concluiu o Plano Internet Brasil ampliando a cobertura com tecnologia de terceira geração (3G) para 2.832 municípios, mais que a soma das cidades atendidas pelas demais operadoras móveis. Ao mesmo tempo, em abril de 2012, a Telefônica Brasil tornou-se líder no IDA – Índice de Desempenho do Atendimento, da Anatel – para serviços de telefonia fixa comutada. Um importante marco que se soma ao aumento do índice de satisfação dos clientes obtido com o lançamento, também em abril, da marca Vivo para os serviços de Aumenta a liderança em pós-pago e cresce o negócio corporativo
No segundo trimestre, a empresa aumentou a liderança no negócio de pós-pago atingindo uma participação total de mercado de 36,6%, aumento de 0,5 pontos percentuais na comparação com o segundo trimestre de 2011. Trata-se de um resultado expressivo ainda mais tendo em vista o cenário de intensa competição no setor. Na banda larga fixa, o incremento foi de 7,1%, atingindo um total de 3,7 milhões de acessos, graças ao foco dado no Vivo Fibra, que oferece acesso de altíssima velocidade à internet por meio de fibra óptica, cujos acessos atingem cerca de 90 mil no trimestre. O mercado corporativo também segue apontando crescimento importante. A empresa obteve, neste segmento, crescimento anual de 36% em voz fixa, 20% em banda larga e 71% em acessos móveis. Dados e SVAs alavancam receita móvel
Nos resultados financeiros, a receita líquida de serviços atingiu R$ 8,075 bilhões no trimestre, o que representa uma evolução de 1% em relação ao mesmo período do ano anterior. A receita de serviços foi afetada por alterações regulatórias – a diminuição da VUM, tarifa de interconexão e da VC, tarifa de público –, que reduziram o crescimento em cerca de 2 pontos percentuais. A receita líquida total, por sua vez, atingiu R$ 8,243 bilhões. A receita de dados e SVAs móveis, que cresce anualmente 21%, alavancam a receita de serviços móveis que registrou crescimento de 10,9% na comparação com o segundo trimestre de 2012. Sem levar em conta o impacto da VUM, a receita de serviços móveis teve aumento de 13,8% No trimestre, a Telefônica | Vivo registrou uma redução anual de 0,9% nas despesas operacionais com crescimento inferior ao das receitas, evidenciando um bom controle de custos e racionalidade na estratégia comercial. O EBTIDA, por sua vez, atingiu R$ 3,092 bilhões, com margem de 37,5%, crescimento de 0,4 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2011, resultado impactado por eventos não recorrentes. “Vários aspectos precisam ser celebrados neste trimestre. Não só a consolidação da liderança em acessos pós-pago e em dados como também a conclusão do Plano Internet Brasil com a inclusão de 2.832 municípios em nossa cobertura com a tecnologia 3G”, diz Antonio Carlos Valente, diretor- presidente da Telefônica Brasil. “A qualidade também é outro diferencial: seguimos com o melhor resultado no Índice de Desempenho de Atendimento da Anatel entre as operadoras móveis, ao mesmo tempo em que nos tornamos líderes no IDA para serviços de STFC no mês de abril, graças ao aumento da qualidade dos serviços fixos”, completa Valente. “O amplo portfolio oferecido, aliado à nossa qualidade, aumentam a atratividade e contribui para a captura de novos clientes nos mais diferentes serviços”, afirma Paulo Cesar Teixeira, diretor-geral e executivo da Telefônica Brasil. “Além disso, a adesão às ofertas dos planos “Vivo Sempre” e “Vivo Ilimitado” continuam impulsionando a nossa de receita de voz, ao mesmo tempo em que a receita de dados e SVA’s já representam cerca de 27% da receita líquida de serviços móveis”, conclui Teixeira.

Telefônica | Vivo
Tel. (11) 3549-7020
25/07/2012

Source: http://saladeprensa.telefonica.es/documentos/nprensa/balano2T12.pdf